Em busca da pele perfeita - VI

A caminho do último post da série, os tópicos de hoje ensinam a recuperar a pele rachada e tratar a descamação pós-sol. Os alimentos-chave são deliciosos e acho que a maioria vai gostar de saber. Leia também: I, II, III, IV, V.

RECUPERAR A PELE RACHADA
Entenda o problema: as fissuras são um sinal evidente da desidratação do organismo. O problema é que esses pequenos machucados podem se tornar a porta de entrada para inúmeros micro-organismos causadores de doenças. Daí a importância de se tratar o quanto antes.
No contra-ataque: a estratégia é investir em alimentos que ajudem a hidratar e a evitar novas perdas de água.
Alimento-chave: castanha do Brasil. Os ácidos graxos que ela contém ajudam a reforçar a barreira hidrolipídica da pele, retendo sua umidade natural.
Quanto consumir: uma unidade por dia.
Como consumir: triturada ou picada, pode ser adicionada às frutas, vitaminas e saladas.
Outros alimentos recomendados: salmão, atum, sardinha, arenque, semente de linhaça dourada triturada, fígado, carnes em geral, soja e derivados, gema de ovo, vegetais verde-escuros, leite e derivados. Também é fundamental beber, no mínimo, oito copos de água por dia.

TRATAR A DESCAMAÇÃO PÓS-SOL
Entenda o problema: as células expostas aos raios solares, sem proteção, morrem em decorrência da desidratação. Então, por um mecanismo inteligente do organismo, o tecido morto forma uma camada que logo descama, abrindo, assim, caminho a outras células, novinhas e saudáveis.
No contra-ataque: para atenuar o problema, a saída é reforçar a hidratação da pele, para que ela volte a adquirir a textura aveludada de antes.
Alimento-chave: chocolate. O cacau contém substâncias que contribuem para reduzir o desconforto causado pela queimadura e ainda ajuda a nutrir a pele, devolvendo-lhe o viço.
Quanto consumir: um tablete pequeno (25 g) por dia.
Como consumir: para obter todos os benefícios, fique com os chocolates amargos, que contêm a maior quantidade de cacau em sua composição.
Outros alimentos recomendados: soja, uva vermelha, alho, berinjela, beterraba e chá-verde.

0 comentários:

Postar um comentário

ShareThis